​© 2013 por Luisa Restelli


 

  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Constelação Familiar

A Constelação Familiar Sistêmica é um método terapêutico, desenvolvido por Bert Hellinger, no qual o cliente traz um tema objetivo a ser trabalhado em uma sessão pontual. Nesta sessão, são criadas imagens do sistema familiar e dos sistemas que compõem o tema em questão, a fim de identificar e remover o bloqueio que está gerando o sintoma do cliente.

 

Muitas questões emocionais, dificuldades pessoais, problemas de relacionamentos e até mesmo doenças podem ser resultados de emaranhamentos no sistema familiar. 

 

Ao nascermos, não herdamos somente um patrimônio genético, mas também sistemas de crenças e padrões de comportamento. Bert Hellinger compreendeu que, além do inconsciente pessoal e coletivo, existe também o inconsciente familiar atuando em nós. Como todo sistema, para se manter em equilíbrio é preciso respeitar algumas ordens. Estas ordens ele chamou de “ordens do amor”. 

 

Nós nos encontramos imersos em uma gama de estruturas e sistemas, começando pelo nosso próprio corpo. Todo o nosso organismo forma um sistema onde cada órgão se interliga. Da mesma forma, cada país e organização forma um sistema integrado. Contudo, de todos os sistemas dos quais pertencemos, o que mais nos influencia é o sistema familiar (que também é influenciado pelos outros sistemas do qual faz parte). 

 

Por lealdade e amor ao sistema familiar, buscamos, inconscientemente, reparar alguma desordem ou exclusão de algum ancestral, mesmo que não o tenhamos conhecido. Assim, nos identificamos com determinadas questões e criamos em nossa própria vida a repetição de conflitos, acontecimentos e comportamentos da história familiar. 

 

A Constelação Familiar é um caminho para alcançar o movimento de uma consciência maior que inclui, reconcilia e integra os membros da família, retomando o equilíbrio e a saúde do indivíduo e do sistema.

 

 

"Somente quando estamos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com a nossa origem e tomamos nosso lugar, temos a força". Bert Hellinger •

Quando compreendemos as leis sistêmicas que permitem que o amor aflore, podemos conseguir ajudar pessoas e famílias que sofrem a encontrar soluções.

 

Bert Hellinger

"

"